×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 4 meses ATRÁS.

Seis dicas para conseguir cumprir o prazo de entrega do ECD

O prazo para entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD) está chegando ao fim. Ela deve ser entregue até o dia 31 de maio, último dia útil do mês, salvo alguns casos, como fusões, cisões, incorporações ou extinções. Para esses eventos realizados entre o mês de maio e dezembro, a data limite para a entrega da ECD é o último dia útil do mês subsequente ao do evento.

Devem entregar a ECD as pessoas jurídicas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no Lucro Real, as pessoas jurídicas tributadas com base no Lucro Presumido que distribuírem, a título de lucros, sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), parcela dos lucros ou dividendos superior ao valor da base de cálculo do Imposto, diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita, as pessoas jurídicas imunes e isentas que, em relação aos fatos ocorridos no ano calendário, tenham sido obrigadas à apresentação da Escrituração Fiscal Digital das Contribuições, nos termos da Instrução Normativa RFB nº 1.252, de 1º de março de 2012 e as Sociedades em Conta de Participação (SCP), como livros auxiliares do sócio ostensivo.

Créditos: Pexel

A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto Sped e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo. O Classe Contábil preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre ECD 2018. Afinal, é muito importante que seu departamento contábil esteja preparado para a entrega da obrigação, e, neste sentido, um sistema de gestão contábil é fundamental. Lembrando que o não cumprimento da entrega, atrasos e omissão de informações acarretam em multa e outras penalidades.

Por isso, o Classe Contábil, em parceria com Vitor Vidal, analista contábil na Sankhya Gestão de Negócios, preparou seis dicas para ajudar sua empresa a atender às regras da ECD:

1- Mantenha as informações atualizadas

O principal desafio para a entrega da ECD 2018 são as adequações dos processos da empresa. São elas que irão permitir a geração das informações contábeis com a qualidade exigida pela Receita Federal. É importante ter em mente que as adequações fazem parte de um processo contínuo, pois desde sua instituição, a ECD sofre várias alterações em seu layout de entrega, exigindo assim que a empresa se mantenha sempre atualizada, prestando novas informações com uma qualidade cada vez melhor.

Na prática isso trouxe vários benefícios para os usuários das informações contábeis, pois a melhora da geração da informação possibilitou aos gestores maior confiança e maior proximidade dos dados gerados pela contabilidade, se tornando uma grande aliada para a tomadas de decisões mais assertivas e seguras.

2- Faça o mapeamento do plano de contas referencial

Para a entrega da ECD, o mapeamento para os planos de contas referenciais é facultativo, porém, é essencial que ele ocorra. Esse plano de contas é uma espécie de relacionamento entre o plano de contas societário utilizado pela empresa com o plano de contas contábil referencial da Receita Federal. Dedique tempo para essa atividade.

3 – Tenha autonomia e conhecimento dos dados

Visto que a ECD é a transmissão das informações contábeis já geradas, é essencial que os dados gerados pelo software contábil sejam corretos e uniformes, de modo que ter total autonomia e conhecimento é um diferencial. Analise como a informação é gerada. Verifique, por exemplo, se para o mesmo fato contábil, o software está trabalhando com os mesmos dados, como conta, histórico, tipo de lançamento, entre outras informações. Assim é muito importante ter acesso ao mapeamento da origem da informação contábil e o controle dos lançamentos.

4- Faça o controle automático dos saldos das contas contábeis

Na ECD são transmitidos os valores dos saldos contábeis do ano em que a ECD está sendo gerada e os valores dos saldos do ano anterior. Devido ao volume e detalhamento dessa informação, é de suma importância que o software realize o controle automático dos saldos das contas e que contenha relatórios que demonstrem os valores dos saldos delas.

5 – Fique atento às normas contábeis brasileiras

É importante que os responsáveis da contabilidade estejam atualizados com as normas contábeis e que possuam um software que os auxiliem na correta parametrização a fim de evitar erros na geração da informação.

6 – Utilize um sistema de gestão contábil completo

É essencial que a tecnologia auxilie o contador na elaboração e geração da ECD 2018, por isso, é necessário que o sistema de gestão utilizado seja integrado de forma automática com as operações realizadas na empresa. É muito importante também que ele possua uma estrutura que facilite todo o processo e que contenha as melhoras ferramentas de uma forma prática e adequada com as normas contábeis, possibilitando a organização, controle e gerenciamento de toda a informação, para que essa seja gerada de forma totalmente íntegra e com qualidade.

 




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso informativo de artigos e notícias em seu e-mail