×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 6 meses ATRÁS.

Contadores eliminam tarefas repetitivas com inteligência artificial, diz estudo

O mercado contábil passa por um profundo processo de transformação em todo o mundo. Se até pouco tempo atrás os profissionais de contabilidade enxergavam nas novas tecnologias uma ameaça, hoje eles apostam nesses recursos para eliminar tarefas repetitivas e encontrar mais tempo livre para dedicar-se aos clientes. E o Brasil sai na frente de outros países quando se trata de adoção dessas novas ferramentas.

Créditos: Pexel

Um estudo global com três mil contadores em oito países, encomendado pela Sage, multinacional britânica de software de gestão, revela que quase a metade dos clientes de escritórios contábeis brasileiros (49%) espera hoje que, além dos serviços fiscais, contábeis e de compliance, o seu contador forneça consultoria empresarial. Diante desse cenário, os profissionais da área têm encontrado na tecnologia uma aliada para ficar um passo à frente da concorrência e diferenciar os serviços oferecidos. Cinquenta e dois porcento dos entrevistados afirmam investir na melhor tecnologia logo após o seu surgimento.

A inteligência artificial aparece como uma das principais apostas dos contadores. Segundo o estudo, 85% dos entrevistados no país investiriam em IA para automatizar tarefas demoradas e repetitivas. A média global é de 66%.

Além disso, 77% dos contadores brasileiros pretendem usar o recurso tecnológico nos próximos três anos, enquanto que nos demais países a média é de 55%. “As aplicações de IA estão se tornando cada vez mais amplas. Tudo ao nosso redor está ficando mais inteligente e os clientes esperam que a área tenha a capacidade de analisar dados em tempo real”, afirma Kriti Sharma, vice-presidente de IA da Sage.

Outro dado apontado pelo estudo é que 87% dos profissionais de contabilidade no país acreditam que a tecnologia em nuvem torna seus negócios bem-sucedidos, ante a média de 67% dos entrevistados globais.

No país, 72% dos respondentes já adotaram uma solução de gestão empresarial em nuvem. No mundo, esse número é de 53%. “Entre muitos outros benefícios, a tecnologia em nuvem permite que os contadores e os seus clientes estejam conectados o tempo todo, facilitando as tarefas e o cumprimento das obrigações acessórias, permitindo a qualquer hora e qualquer lugar, fazer análises e diagnósticos sobre os dados das empresas, possibilitando aos contadores atuar como verdadeiros consultores dos clientes, fornecendo aconselhamento de forma oportuna, com agilidade e eficiência”, finaliza Jorge Santos Carneiro, presidente da Sage Brasil e América Latina.

A Receita Federal anunciou que no mês de abril passou a utilizar inteligência artificial para acelerar o andamento de milhares de processos tributários à espera de julgamento na primeira instância administrativa. Esse é o primeiro passo para que os computadores possam ler autos, alegações da defesa e, até mesmo, elaborar propostas de decisão. O objetivo com medida adotada é reduzir o estoque de processos, que fechou 2017 em 249 mil, com valor total de R$ 118 bilhões.

 




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso informativo de artigos e notícias em seu e-mail