×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 10 meses ATRÁS.

519534

Boa Tarde, Leila

A obrigatoriedade da emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais já está em vigor em todo o território nacional, conforme aprovado por todos os estados da federação e especificado pelo Ajuste SINIEF 21/2010.

Nos casos de contratação de Motoristas Autônomos (TACs) a responsabilidade sobre a emissão do manifesto eletrônico recai sobre a empresa contratante (seja ela o remetente ou destinatário).
Caso contrate uma empresa transportadora, ela deverá emitir o seu CTe e o MDFe para acompanharem a NFe durante todo o trajeto.
Caso o destinatário opte por transportar a mercadoria (em veiculo próprio) , ele ficará responsável pela emissão do manifesto.

Espero ter ajudado.


COMPARTILHAR

Leia também

Mudanças na lei de ISSQN em São Paulo

O ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) é um imposto devido pelas empresas que exercem atividade de prestação de serviços. A cobrança do referido tributo é de competência dos mun

POR 17 horas atrás.

Saiba como emitir a guia do eSocial

O eSocial é obrigatório desde o início do ano para empregadores e contribuintes cujo faturamento em 2016 tenha sido superior a 78 milhões. Porém, ainda existem muitas empresas e profissionais de

POR 1 dia atrás.

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail