×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 2 anos ATRÁS.

Receita sabe quem deve declarar o Imposto de Renda

O prazo final para quem ainda não declarou o Imposto de Renda termina nesta sexta-feira (29). Se você faz parte do grupo de pessoas que cogita não prestar as contas com o Leão, fique atento, porque você pode se dar mal.

O banco de dados do Fisco tem o controle para saber quais contribuintes precisam apresentar a declaração e quem está isento da tributação.

Para saber a respeito da necessidade de declarar o imposto, a Receita faz o cruzamento de diversos dados. Por isso, qualquer informação incorreta pode fazer com que o declarante caia na malha fina, conforme explica o especialista em Imposto de Renda da Crowe Horwath, Daniel Nogueira.

Atualmente a Receita Federal possui um sistema automático de cruzamento de informações e qualquer centavo pode resultar em malha fina ao contribuinte.

De acordo com a Lei 8.137, de 1990, o contribuinte que esconder informações do Fisco ou declarar dados ilegítimos podem ser multados e até mesmo pegar pena de até cinco anos de prisão. A ação é considerada como um “crime contra a ordem tributária”.

Nogueira recomenda ainda que, antes do envio, o declarante “revise muito bem as informações declaradas” para não ter dores de cabeça no futuro.




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail