×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 5 meses ATRÁS.

Pergunta #522126

PERGUNTA FEITA POR Bruna Lima

Estou vendendo um imóvel adquirido há quase 15 anos atrás, cujo valor atual de mercado praticamente triplicou se comparado ao valor da escritura. Adquiri por 45 mil e estou vendendo por 145 mil.

Como funciona a questão do IR sobre ‘ganho de capital’ nesse tipo de caso?
Li que bens até 400 mil são isentos, li também que irei pagar 15% de IR sobre a valorização do bem, assim como li que devo aplicar o valor do imóvel em outro imóvel para ‘fugir’ do IR em no máximo 6 meses após passar a escritura aos novos donos.

O que procede?

ÁREAS DE CONHECIMENTO: IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física

RESPOSTAS

sem foto

oI,
Se vc possui um unico imóvel e não se beneficiou da isenção nos 5 anos anteriores, haverá isenção pois o preço de venda não ultrapassa R$ 440mil.
Se não for o caso acima vc também poderá obter isenção parcial ou total se vc investir em um imóvel residencial dentro de 180 dias da venda.
Se nenhuma das hipóteses acima não for possível, o calculo do ganho de capital que é calculado pela diferença entre o preço de compra e o de venda. O preço de compra será corrigido desde a aquisição conforme fórmulas constantes do demonstrativo de ganho de capital programa disponível no site da Receita. Do valor da venda vc pode abater a corretagem paga. Sobre este resultado incidirá a alíquota de 15%.

São Paulo | SP Há 4 meses

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Receba gratuitamente nosso informativo de artigos e notícias em seu e-mail