×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 6 meses ATRÁS.

Pergunta #519863

PERGUNTA FEITA POR Allison

Sou empresário e tenho uma empresa em sociedade com meu pai desde 2010.

Nosso contador sempre fez nossa distribuição de lucros anual baseada na tabela de isenção de imposto de renda dizendo que se ultrapassar o limite máximo seria necessário recolher o IR.

Por isso sempre retiramos apenas o limite máximo para não gerar imposto renda.

Contudo os lucros reais de nossa empresa sempre foram maiores que os valores que realmente retiramos.

Portanto o caixa de nossa empresa foi só acumulando e nunca fizemos um retirada maior.

Somente agora em pesquisas que fiz na internet é que descobrimos que se a contabilidade foce feita à risca nós poderíamos sim ter feito retiradas maiores sem a necessidade de recolher imposto de renda, tanto na fonte como também em nossas declarações de pessoa física.

A minha pergunta então seria a seguinte:

Este lucro que ficou acumulado na empresa durante todos estes anos pode agora ser distribuída normalmente este ano sem a incidência de imposto de renda na fonte e também em nossas declarações de pessoa física?

Ou só poderemos distribuir os lucros decorrentes deste ano?

Peço desculpas se estou usando palavras erradas ou trocadas sobre alguma questão. Realmente sou muito leigo em assuntos contábeis.

Desde já agradeço.

ÁREAS DE CONHECIMENTO: Simples Nacional

RESPOSTAS

sem foto
#519865

Bom dia!! Sem a pretensão de ser o dono da verdade, segue meu parecer: Como a sua empresa é tributada pelo Lucro Real, os sócios poderão fazer a retirada a título de Distribuição de Lucros, constante no último balanço, dentro do porcentual do capital social de cada um , com isenção do Imposto de Renda, visto que a tributação já foi efetivada pela empresa. Entendo que não há necessidade de fazer empréstimos, o que deve ser feito é um recibo de retirada da distribuição de cada sócio, mencionando o mesmo o período em que se deu o lucro.

Foz do Iguaçu | PR Há 6 meses
sem foto

Alilson, Boa tarde !

Lendo sua duvida, entendendo com colegas e respondendo, Lucro não incide IR, no final do ano pode distribui normalmente, na contabilidade lança como empréstimo ou adiantamento e depois zera como distribuição de lucros. Se os colegas contadores tiver um entendimento diferente, comentem para ajudar o companheiro.

Adalberto Rezende

Araguaína | TO Há 6 meses

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail