×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 10 meses ATRÁS.

Pergunta #519602

PERGUNTA FEITA POR SANDY FRANCIELLE MORAES RIBEIRO

Bom dia !

Gostaria de informações quanto a contabilização de uma empresa com atividade imobiliária ( venda e aluguéis) que possui imóveis gerenciados por uma administradora imobiliária. É uma empresa do Lucro Presumido e optante pelo regime caixa. Como iremos contabilizar as receitas auferidas e as comissão pelos aluguéis ? Exemplo :

Valor do aluguel : 1.000,00

Valor recebido pela administradora : 950,00

Valor da taxa de comissão : 50,00

Pela empresa ser optante pelo regime devo considerar o recebimento da administradora ou considero o valor total do aluguel? E caso devemos considerar o valor do aluguel, como ficaria a contabilização ? Devo considerar a taxa de comissão como uma redutora da receita ?

Att,

Sandy Moraes

ÁREAS DE CONHECIMENTO: Contabilidade (geral, custos, demonstrações e outros)

RESPOSTAS

sem foto
#519603

Sandy. Se o regime é o de caixa, apuração deve ser feita pelas entradas e saídas. Sendo assim, dê entrada pelo valor bruto, e saida da comissão paga, já que o regime de apuração do lucro presumido é pelo caixa, mas a contabilidade completa diário e razão deve ser feita pelo regime de competência, somente o regime de apuração do imposto que é o de caixa.

Cariacica | ES Há 10 meses

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Receba gratuitamente nosso boletim de artigos e notícias em seu e-mail