×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 1 ano ATRÁS.

Pergunta #519533

PERGUNTA FEITA POR LEILA DA SILVA

Bom dia Senhores!!!! A dúvida é manifesto e conhecimento de frete são diferentes ou são a mesma coisa??? Quando uso um ou outro???? O conhecimento do frete é emitido pela transportadora contratada certo??? Toda vez que faz um frete certo??? Fiquei na dúvida em relação ao manifesto???? Se puderem me ajudar, tbm com indicação de leituras!!!!

Ficarei grata

ÁREAS DE CONHECIMENTO: SPED (contábil, fiscal e NF-e)

RESPOSTAS

sem foto

Boa Tarde, Leila

A obrigatoriedade da emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais já está em vigor em todo o território nacional, conforme aprovado por todos os estados da federação e especificado pelo Ajuste SINIEF 21/2010.

Nos casos de contratação de Motoristas Autônomos (TACs) a responsabilidade sobre a emissão do manifesto eletrônico recai sobre a empresa contratante (seja ela o remetente ou destinatário).
Caso contrate uma empresa transportadora, ela deverá emitir o seu CTe e o MDFe para acompanharem a NFe durante todo o trajeto.
Caso o destinatário opte por transportar a mercadoria (em veiculo próprio) , ele ficará responsável pela emissão do manifesto.

Espero ter ajudado.

Salvador | BA Há 1 ano

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Receba gratuitamente nosso informativo de artigos e notícias em seu e-mail