Notícia

12/10/2013

Curso Escrituração Contábil para Pequenas Empresas começa na segunda-feira (14)

O curso Escrituração Contábil para Pequenas Empresas, realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), começa na próxima segunda-feira (14/10). As inscrições podem ser feitas no site (cursospme.com.br) apenas até amanhã (13/10).

Com metodologia de Educação a Distância, o curso propõe a qualificação dos contabilistas que estão no pleno exercício profissional, sem a oportunidade de voltar aos bancos das faculdades para reaprender a contabilidade nos níveis de exigência do mercado e, principalmente, do fisco. Os estudantes, que recebem da academia formação teórica básica, embora muitas vezes aquém do mínimo necessário para a prática do cotidiano profissional, também são público alvo da formação.

Para saber mais sobre o curso, entrevistamos o coordenador, Eduardo Araújo de Azevedo. Confira:

Classe Contábil: Quais os principais objetivos do curso?
Eduardo Azevedo: Qualificar contabilistas para aplicar corretamente os procedimentos básicos de escrituração contábil para pequenas empresas, optantes ou não pelo Simples Nacional, em conformidade com as normas expedidas pelo Conselho Federal de Contabilidade e pela legislação societária e fiscal pertinentes ao tema.

CC: Por que criar um curso especifico para pequenas empresas?
EA: Porque a grande maioria das pequenas empresas não mantém sistema formal de contabilidade, apesar de obrigadas pelo Código Civil Brasileiro e ratificada pela Lei Geral do Simples Nacional. Do universo de empresas registradas no Brasil, 99,2% são pequenas ou médias empresas, em conformidade com as regras de classificação determinadas pela legislação tributária nacional.

CC: Qual a importância da atualização e capacitação dos contabilistas?
EA: Além do aspecto legal pela manutenção do sistema contábil, as empresas são beneficiadas pela disponibilização de informações gerenciais indispensáveis para a boa gestão do negócio. 

CC: Quais os diferenciais do curso realizado pela FBC?
EA: A Fundação Brasileira de Contabilidade é uma instituição reconhecida pela classe contábil brasileira com finalidade e zelo na seleção dos meios que utiliza para benefício dos contabilistas brasileiros.   

CC: Por que fazer um curso de Educação a Distancia?
EA: Os cursos à distância são estruturados por organizações detentoras de recursos tecnológicos adequados e podem recrutar profissionais qualificados, além de atingir o público-alvo em curto espaço de tempo.  

CC: Enquanto contador, por quais motivos você recomendaria o curso?
EA: O curso foi estruturado sob a responsabilidade de organizações comprometidas com a qualificação dos contabilistas e melhoria nos recursos utilizados na prestação dos serviços profissionais da classe, além da facilidade de poder estudar e realizar as atividades práticas em qualquer lugar e horário que julgar adequado e conveniente, por comodidade ou agenda.  

Currículo do autor e coordenador do curso

EDUARDO ARAÚJO DE AZEVEDO
Contador; mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo; professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, onde ministrou as disciplinas: contabilidade de custos, análise de custos e contabilidade gerencial, no período de 1983 a 2010; coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFC no período de 2004 a 2009; instrutor da ACEP, onde ministra as disciplinas: controladoria, gestão estratégica de custos, gestão de sistemas de custos nos cursos de pós graduação lato sensu; instrutor do CETREDE, onde ministra a disciplina formação do preço de venda no curso de pós graduação em Planejamento Tributário; gerente da Célula de Gestão do ISSQN da Secretaria de Finanças de Fortaleza (CE), no período de 2010 e 2011, assumindo a função de assessor de estudos e programação até o ano de 2013; especialista em matéria tributária aplicada a empresas de pequeno porte; consultor do SEBRAE; membro do Comitê Estadual para Implementação da Lei Geral no Estado do Ceará; vice-presidente do Conselho Regional do Estado do Ceará, no período de 2006 a 2009; co-autor do livro Escrituração Contábil Simplificada, editado pelo Conselho Federal de Contabilidade; autor do livro eletrônico Curso de Escrituração Contábil para Pequenas Empresas, editado pela  Editora Fortes, em 2011; autor de vários artigos sobre o Simples Nacional; professor, instrutor e conferencista sobre a legislação aplicada às microempresas e empresas de pequeno porte no território nacional.

Esta e outras matérias você encontra no Portal da Classe Contábil.
www.classecontabil.com.br