×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 6 meses ATRÁS.

IBPT alerta sobre os desafios do sistema tributário

Segundo um estudo de 2017 do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), foram mais de 370 mil normas editadas desde a Constituição Federal de 1988, somente em matéria tributária e, nos últimos anos, incongruências legais tornaram a vida de administradores, economistas, contadores e advogados um pouco mais difícil.

Créditos: Pexel

É daí que surge a necessidade da qualificação continuada do profissional de contabilidade. Afinal, apenas um bom contador, no cenário atual, é que pode manter a saúde fiscal das empresas e multinacionais em meio as polêmicas do sistema tributário nacional. De acordo com a vice-presidente do IBPT, Letícia do Amaral, “as organizações necessitam de profissionais que sejam especializados na área e que possam conduzi-las de modo seguro, orientando os gestores a respeito de melhores opções tributárias e como os negócios podem ser melhores administrados com o menor ônus fiscal”, afirma.

Reduzindo custos com multas e recolhimento de tributos, uma vez que o profissional especializado pode verificar o melhor enquadramento, planejando as ações da empresa e fornecendo argumentos e informações aos gestores dos negócios, são muitos os meios de um profissional buscar o conhecimento necessário, mas aquele que o tiver antes será melhor colocado no mercado.

O IBPT Educação, por exemplo, é uma das poucas escolas profissionais especializadas em Direito Tributário, e a única a oferecer um curso online de Formação de Tributarista. “Identificamos que o tributarista especializado é essencial em muitas empresas, sendo o profissional apropriado para atuar na área fiscal de modo dinâmico, capaz de acompanhar todas as mudanças que o campo está sofrendo”, pondera Letícia.

O curso em questão dá direito ao profissional, uma vez que faça um artigo acadêmico que seja avaliado com 8 de nota mínima, ao certificado de Tributarista Júnior, servindo como extensão acadêmica (144 horas), também. A conclusão do curso sem a entrega do artigo dá direito a certificado de 120 horas de extensão.

Compliance na formação técnica

Inúmeros são os sistemas integrados de gestão fiscal, mas apurar dados, identificar fatos geradores e lançamentos, realizar o controle correto e auditar os mesmos, requer conhecimento aprofundado da matéria tributária. O chamado Compliance tributário deve ser aplicado pelos especialistas, que precisam ter a formação correta. Isso evitará desgaste das empresas, seja em face das organizações e entes públicos responsáveis pela fiscalização tributária, seja no âmbito penal, o que em muitas vezes significa o fim das atividades daquelas.

Para entender o que a norma impõe aos empresários e quais os controles necessários para que as boas práticas de seus empreendimentos estejam adequadas àquelas, o profissional que pretenda atuar na área precisar ter a formação tributária que é indispensável nos dias de hoje.




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso informativo de artigos e notícias em seu e-mail