×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 4 semanas ATRÁS.

4 dicas para investir nos funcionários sem onerar o orçamento

Investir nos funcionários é uma das garantias de se obter retorno a médio e longo prazo. Uma equipe capacitada não só executa melhor as tarefas, como desenvolve uma ampla visão estratégica, passando a desenvolver projetos mais aderentes aos objetivos da organização.

Mas, em tempos de crise, é difícil pensar em soluções de capacitação que não envolvam grandes quantias de dinheiro, não é mesmo? Não se desespere! A capacitação não necessariamente precisa extrapolar o seu orçamento. É claro que existem programas de treinamento extremamente eficazes, conduzidos por grandes profissionais, que trazem resultados maravilhosos para a sua empresa.

Mas também existem soluções caseiras, que podem ser tão eficientes quanto os programas e que custam muito menos. O fato é que você não pode deixar de buscar a capacitação constante e, se não há recursos para investir, é preciso usar a criatividade para encontrar soluções que estejam na sua própria equipe.

Veja, abaixo, 4 dicas contendo métodos de treinamento que vão ajudar no seu programa de capacitação sem onerar o seu orçamento!

1. Invista em cursos a distância

educação a distância demorou a ser reconhecida como um método eficiente de aprendizado. Mas a evolução da tecnologia, somada ao pouco tempo disponível das pessoas hoje em dia, tornou os cursos online cada vez mais desenvolvidos e em pé de igualdade com os treinamentos presenciais.

E, a grande vantagem: trata-se de um método muito mais barato, já que não envolve o deslocamento de profissionais, o aluguel de espaços e a preparação de materiais específicos. O custo é referente apenas ao desenvolvimento da solução que, muitas vezes, nem envolve professores de verdade, já que são substituídos por animações.

Mas não é só isso: os cursos a distância permitem que o aluno gerencie seu próprio tempo, realizando o programa nas horas mais adequadas, voltando quando tem dúvidas etc.

2. Utilize o mentoring

Você já parou para pensar em como a experiência dos próprios líderes da sua empresa pode ser útil para o aprendizado da equipe? Essa é a base do mentoring, um método de treinamento que vem se tornando cada vez mais comum no mercado e uma ótima opção ao investir nos funcionários.

Trata-se de um programa que designa mentores, com experiência de mercado e de empresa, para transmitirem conhecimentos aos funcionários mais novos. Além de proporcionar um aprimoramento de técnicas, o mentoring ainda funciona como um aconselhamento de carreira. E, como envolve os próprios funcionários da equipe, custa muito pouco.

3. Estimule um programa com palestras internas

Estimular um programa de palestras internas pode ter um efeito duplo. Em primeiro lugar, você proporciona que a equipe aprenda com exemplos vindos de dentro do próprio time. E, além disso, os colaboradores acabam se motivando a acumular boas experiências, para poder compartilhá-las no futuro. Tudo isso sem sair do seu orçamento!

4. Promova a rotação de cargos

Não existe melhor maneira de se aprender os segredos de um trabalho específico do que atuando ao lado dos profissionais responsáveis. A rotação de cargos permite que os colaboradores percorram todas as funções existentes na empresa, por meio de um rodízio.

Dessa forma, o conhecimento sobre todos os processos da organização faz com que o trabalho se torne mais orgânico e eficiente, levando a melhores resultados organizacionais.

Viu só como você pode investir nos funcionários, sem gastar muito? Agora, é só colocar esses métodos em prática e colher os resultados! Se você gostou deste conteúdo, então compartilhe nas suas redes sociais!


COMPARTILHAR

Leia também

Receba gratuitamente nosso informativo de artigos e notícias em seu e-mail