×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 2 anos ATRÁS.

Controladoria auxilia companhias em momento de crise

A controladoria não é uma ciência nova, mas as mudanças exigidas pela sociedade e a crise econômica têm valorizado a área. Segundo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS) e especialista em controladoria, Antônio Palácios, o fenômeno ocorre porque a sociedade mudou. “A sociedade não aceita mais que lhe apresentem informações que não sejam seguras e confiáveis, que não estejam fundadas em registros contábeis. O mercado, por sua vez, não permite falhas, ele exige tomadas de decisões precisas. ”

A controladoria é responsável por transformar dados contábeis e financeiros em informações qualificadas compreensíveis para os gestores e para a sociedade. Segundo o professor da Universidade de São Paulo (USP), Reinaldo Guerreiro, a controladoria atua em três estágios. “O primeiro é na preocupação com registros de atos e fatos contábeis. O segundo é orientando, com base nas informações extraídas, a execução e o controle do planejamento e orçamento das atividades. O terceiro é na otimização dos resultados”, afirma. Para ele o objetivo da controladoria é a economia global da organização e a prestação de informação transparente.

Nem todas as organizações contam com áreas de controladoria estruturadas, mas Guerreiro defende a tese de que elas são necessárias para empresas de qualquer tamanho. “Todas as empresas precisam dar transparência às suas contas e obter informações qualificadas para tomar decisões eficientes, mas, sem dúvida, nas grandes empresas isso é vital”, diz.

O tema é relevante e será discutido no 20.º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, em Fortaleza, de 11 a 14 de setembro. O painel A Crescente Importância da Controladoria nas Organizações ocorrerá no dia 13, às 14 h, nas salas 2 e 3 do auditório do Centro de Eventos do Ceará. Contará com a participação de Guerreiro, do Chief Financial Officer e Head de Riscos & Compliance da ArcelorMittal Brasil e diretor-presidente da Fundação de Seguridade Social da ArcelorMittal Brasil, Paulo Wanick, e do presidente da Associação Europeia de Contabilidade, Salvador Carmona, coordenados por Palácios. A programação completa e mais informações podem ser conferidas em cbc.cfc.org.br.

Sobre o 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade

O Congresso Brasileiro de Contabilidade é o maior evento da classe. Reúne profissionais, estudantes e acadêmicos do Brasil e do mundo num ambiente de troca de experiências e oportunidade de negócios, com objetivo de produzir conhecimento em todas as áreas da contabilidade para melhor servir o cidadão.




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso informativo de artigos e notícias em seu e-mail