Consultoria Gratuita


05/04/2007, às 22:43:29

Fernanda Guimaraes perguntou:

Poderiam me dar um exemplo pratico do Principio da Oportunidade?

feguimaraes@msn.com - Belo Horizonte (MG)


Respostas
  • 06/04/2007, às 02:51:31
    São Paulo

    Consultor(a) LUIZ ROBERTO NASCIMENTO respondeu:

    Prezada Fernanda,
    Toda vez que o Patrimônio da organização apresentar alteração significativa, deve-se evetuar o lançamento contábil, a exemplo das Reservas para Contingências, que mesmo que não tenha ocorrido o fato, porém já existem indícios calculáveis para apropriação contábil, sejam jurídicas ou contratuais.
    Cordialmente,

    Prof.Luiz Roberto NASCIMENTO
    ADESG/MG-1985/Cursos ESG-1987/88/90
    Diretor Comitês de TI &Controladoria ANEFAC(www.anefac.com.br)
    Prof.Finanças UNIP/Cid.Universit&Tatuapé(www.unip.br)
    Tutor Finanças Empresariais(http://fgvrj82.fgv.br/lmsfgv)
    tel.(011)3586-5463
    cel.(011)9939-1208


  • 08/04/2007, às 22:48:11
    Paraná

    Consultor(a) Júlio César Moreira respondeu:


    Princípio da Oportunidade

    O princípio da oportunidade refere-se simultaneamente à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
    Como resultado da observância do princípio da oportunidade:
    I - Desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência;
    II - O registro compreende os elementos quantitativos e qualitativos, contemplando os aspectos físicos e monetários;
    III - O registro deve ensejar o reconhecimento universal das variações ocorridas no patrimônio da entidade e num período de tempo determinado base necessária para gerar informações úteis ao processo decisório da gestão.

    O Princípio da Continuidade, à semelhança do da Prudência, está intimamente ligado com o da Competência, formando-se uma espécie de trilogia. A razão é simples: a continuidade, como já vimos, diz respeito diretamente ao valor econômico dos bens, ou seja, ao fato de um ativo manter-se nesta condição ou transformar-se, total ou parcialmente, em despesa. Mas a continuidade também alcança a reapresentação quantitativa e qualitativa do patrimônio de outras maneiras, especialmente quando há previsão de encerramento das atividades da Entidade, com o vencimento antecipado ou o surgimento de exigibilidades. Nesta última circunstância, sua ligação será com o Princípio da Oportunidade.

    Especialmente o princípio da oportunidade, visa prover a escrituração adequada apreensão, registro e relato de todas as variações sofridas pelo patrimônio de uma Entidade, no MOMENTO em que elas ocorrerem.

    Trata ainda de duas formas pelas quais se pode gerar as informações para o livro diário - MOMENTO, seja através da digitação dos documentos que dão suporte a escrituração em programas de escrituração, seja pela digitalização de documentos em papel que passam a suportar os valores constantes do livros diário.


    O Princípio da Oportunidade exige o registro de todas as variações sofridas pelo patrimônio da entidade no momento em que elas ocorrerem, ainda que sejam consideradosvalores estimados.

    De acordo com esse princípio, o registro contábil das mutações patrimoniais deve ser feito tempestivamente (no momento adequado) e

    integralmente (pelo valor total), ainda que haja apenas razoável certeza quanto aos efeitos que o fato provocou.

    EXEMPLO

    O RECONHECIMENTO DE UMA RECEITA SERÁ NO PERIODO POSTERIOR AO MES DA COMPETENCIA. OU SEJA NO MOMENTO ADEQUADO AO SEU REGISTRO.

    AINDA, IMPUTACAO AOS DIVIDENDOS OBRIGATORIOS.

    OU

    Aplicação de pesquisas e tecnologias para conservação e reparação do meio ambiente – tais desembolsos devem ser registrados em conta do Ativo Diferido, até que se decidida pela utilização ou pelo abandono de tais pesquisas e tecnologias. Na hipótese de abandono, debita-se imediatamente o resultado do exercício e, decidida a utilização, faz-se a Amortização dos valores ativados em conformidade com o período previsto de utilização da mesma. É a aplicação do princípio da oportunidade.

    NUM TRABALHO FOI OBSERVADO:
    http://www.milenio.com.br/siqueira/Trab.099.doc.

    "Num passado pouco distante, devido as altas taxas inflacionárias, as leis orçamentárias anuais do Estado de Pernambuco vinham sendo aprovadas com utilização de índice de correção automática, que atualizava automaticamente o Orçamento original. O exemplo de Pernambuco é nosso conhecido em razão de já ter sido objeto em outras pesquisas.
    O registro contábil dessa correção fazia-se da mesma forma do orçamento, já que era a manutenção dos valores já previstos inicialmente. A própria lei orçamentária determinava esse procedimento. Assim sendo, entendemos que os registros contábeis dos créditos suplementares e especiais devem ser semelhantes, aplicando adequadamente critérios de classificação de acordo com as particularidades específicas. Assim o contador estará se submetendo ao Princípio da Oportunidade no instante em que registrar com integridade e tempestividade, independentemente das suas causas, os fatos administrativos.
    Embora os dispositivos legais, leis e decretos, que abrem os créditos adicionais não adotarem uma forma de apresentação completa, que demonstre as variações nas respectivas receitas previstas, não impede a Contabilidade de reconhecer em suas demonstrações esses eventos. Isto posto, não foi identificado qualquer dispositivo na legislação vigente que determine o atual modelo adotado nem proíba a adoção de nossa proposta. "


    Atenciosamente,

    http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=princapendice2


Agenda de Eventos

Enquete

Como você armazena os arquivos XML das NF-e?

Baixo os arquivos e salvo em alguma mídia (HD, DVD, pendrive)

Salvo no computador ou e-mail

Utilizo software online de armazenamento


Votar - Resultado

Pesquisa

Indexadores

INPC/IBGE %

0.54

IGP-M/FGV %

0.62

INCC %

0.28

IGP/FGV %

0.96

IPCA/IBGE %

0.8


O Classe Contábil é o mais completo portal de informações contábeis gratuitas do país.