Pergunta #187168

26/10/2006 as 12:31Categoria: Outras Áreas

qual é a diferença entre anúncio aberto,fechado e semi-aberto.

jeane - Salvador(BA)

Respostas

26/10/2006 as 02:02

RECRUTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da empresa. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de Recursos Humanos as oportunidades de emprego que possui.

Quanto as suas formas, o recrutamento pode ser:

Interno: Quando se busca dentro do próprio quadro de colaboradores da empresa o candidato para a vaga existente. Normalmente é utilizado como promoção de pessoal. Como vantagens deste tipo de recrutamento podemos citarmos: elevação da moral da equipe; cria-se sempre expectativa de promoção e crescimento; motiva a busca de melhoria por parte do pessoal; etc.

Como desvantagens citamos as seguintes: Nem sempre é possível ter um elemento humano preparado para a nova vaga; frustração e ressentimentos dos não promovidos; às vezes atende um setor e desabastece outro, etc.

Externo: Como o próprio nome diz, é quando se busca fora da empresa, o candidato para suprir a vaga. Essa modalidade de recrutamento é utilizada com freqüência pelas empresas, e para atingir seus objetivos, as organizações divulgam suas vagas através de veículos mais apropriados, como por exemplo: Rádio; Jornais, TV; Internet, Revistas especializadas, Anúncios na portaria da empresa etc.

Quando às formas de anúncios estes podem ser:

ABERTOS: Quando a empresa se identifica totalmente, permitindo que os interessados se dirijam diretamente a própria empresa para entrega de seu currículo.

ABERTO PARA CARTAS: Quando a empresa se identifica, porém não permite que os candidatos enviem seus currículos a própria empresa, indicando uma caixa postal, ou empresa terceirizada para recebimento deste.

FECHADO: Quando a empresa não se identifica de forma alguma, limitando – se a divulgar a vaga, e caixa postal para o envio dos currículos.

SELEÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Seleção de Recursos Humanos pode ser definida singelamente como a escolha do Homem certo para o cargo certo, ou mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa. Em síntese a seleção visa: adequação e eficiência do homem ao cargo.

Para auxiliar a seleção de pessoal as empresas tem lançado mão de várias técnicas, dentre as quais podemos citar: Testes práticos; Psicotestes, Entrevistas, Dinâmica, Informações em empregos anteriores, etc.

ANGELO ADALBERTO TONON - Presidente Prudente(SP)

27/10/2006 as 12:26

Mais subsídios para seu entendimento:
"Recrutamento de Pessoal

Recursos utilizados para recrutamento

Recrutamento Externo:

Anúncios:

O anúncio em jornais, revistas, periódicos profissionais, etc., é um dos meios mais práticos, rápidos e mais usados para atrair candidatos, apesar de seu custo.

O aspecto mais importante do anúncio é que ele só deve conter informações essenciais, a fim de que possa realmente atrair os candidatos mais desejáveis.

A redação do anúncio, porém, deve obedecer a certos critérios de formas, conteúdo e objetividade.

Quando o anúncio contém informações incompletas ou ofertas sedutoras, porém irreais, pode atuar exatamente no sentido contrário, isto é, afastar os verdadeiros candidatos e atrair apenas pessoas desocupadas ou profissionais curiosos.

Praticamente, os anúncios são classificados em dois tipos:

*

aberto; e
*

fechado.

No anúncio aberto, inclui-se o nome da empresa, o endereço e em alguns casos, até o telefone, além das informações essenciais referentes ao

(...)

O anúncio aberto, embora algumas opiniões contrárias, é o que atrai mais candidatos, inclusive, candidatos mais desejáveis.

O anúncio fechado, de mais baixo rendimento, é utilizado quando há particular interesse em manter certas reservas por parte da empresa a respeito da admissão de novos empregados ou de qualquer outros motivos, inclusive os que preferem às intenções veladas de "pirataria".

Os elementos essenciais de um anúncio são os seguintes, variando porém de acordo com o tipo:

*

nome da empresa;
*

local e horário da inscrição;
*

(..)

Além destes, podem ser utilizadas várias outras informações, a critério de cada empresa e segundo as necessidades internas. "

FONTE:
http://www.sato.adm.br/guiadp/paginas/recrutamento_recursos_
recr_ext_anuncios.htm

Li@ Lopes Silva - Rio de Janeiro(RJ)