Pergunta #152849

17/06/2006 as 04:01Categoria: Outras Áreas

eu queria uma explicação clara para mim entender sobre o que é principio da prudencia

maria pereira - Rio Branco(AC)

Respostas

17/06/2006 as 04:14

Olá, Maria, tudo bem?
“O Princípio da Prudência exige do contador uma atitude cautelosa frente a situações, que uma vez assumidas poderiam levar os usuários da informação contábil a decisões erradas, ou que poderiam causar prejuizos a estes usuarios. Deste modo a doutrina contábil determina que os Ativos sejam registrados pelo menor valor possível e confiável que o contador puder encontrar, e que os passivos sejam registrados pelo maior valor possível desta maneira o Patrimonio Líquido estara sendo avaliado num nivel menor e portanto atitudes de otimismo tomadas pelos usuarios da informacao contabil estarao sendo evitadas pela Contabilidade. Segundo O CFC o "Princípio da Prudência determina a adoção do, menor valor para os componentes do Ativo e do maior para o Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
E ainda continua o CFC "o Princípio da Prudência impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitaveis diante dos demais Principios Fundamentais de Contabilidade.
Segundo o professor Sérgio de Iudícibus em seu livro Teoria da Contabilidade " ... por ser mais conservadora, no sentido porém de conservadorismo em Contabilidade, isto é, entre vários valores relevantes escolhe-se o que influenciar de maneira menos otimista as expectativas dos usuarios da informacão contábil."
Nem sempre o valor escolhido é o melhor para fins de decisoes empresariais, porem é a forma mais fácil de se proteger os usuários da contabilidade de valores exagerados e demasiadamente otimistas.
Emfim o Princípio da prudencia apesar de ser considerado pelos nao contadores extramamente conservador e muitas vezes prejudicial para uma correta avaliacao da
Empresa, permanece sendo uma forma da Ciencia Contabil garantir uma seguranca mínima sobre as informacoes demonstradas em seus relatórios.”

Extraído do texto elaborado por Gilson Figueiredo, e encontrado na íntegra em:
http://www.redecontabil.com.br/contabilidade/
historico.asp#prudencia

Li@ Lopes Silva - Rio de Janeiro(RJ)

17/06/2006 as 04:44

Veja na 152854

Normando Bispo Cardozo - Salvador(BA)