Pergunta #130412

07/03/2006 as 10:35Categoria: Outras Áreas

1)Empregado que trabalha em escala 12x36( das 06:00 às 18:00) tem horas extras? como fica o horário de refeição? 2) Na escala também 12x36 (18:00 às 06:00), tem horas extras? tem adicional noturno? como calcular a quantidade de horas trabalhadas?

ROGERIO RODRIGUES - Goiânia(GO)

Respostas

07/03/2006 as 10:51

VER A CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO NO SINDICATO DA CLASSE E 'CUMPRA-SE"

RUI FRANÇOIA - Curitiba(PR)

07/03/2006 as 01:38

Rogério,

É devido o pagamento do adicional de horas extras referente às horas excedentes da 8ª diária, nos dias de efetivo trabalho, em se tratando de empregado que trabalha em escala de 12 horas de serviço por 36 de descanso, sem que haja norma coletiva contemplando a compensação de jornada

Prorrogação da jornada noturna. Já se assentou o entendimento de que, quando a jornada abarca toda a extensão do horário noturno (22h às 5h), as horas prestadas após as 5h devem merecer o mesmo tratamento legal conferido às horas noturnas

A concessão de intervalo para repouso e alimentação, na escala unificada de 12 x 36 horas, deverá ser de uma hora.

Se vc tiver um software de folha de pagamento na sua empresa, precisará alimentá-los com estes parâmetros que ele calculará o fechamento, mas precisa saber o que está fazendo, senão...

Vc diz que não tem a convenção coletiva e o Acordo Coletivo??? Vc não é sindicalizado??
Estas informações são gerais e é através destes Acordo e Convenção Coletiva que nos baseamos para o pagamento do salário ao funcionário não fugindo da CLT.
Se precisar de mais informações, estou às ordens.
Abçs
Contabilista/Consultora

Urugnâma C.da S. Garcia - São Paulo(SP)

07/03/2006 as 02:08

Rogerio.
Veja este tipo de norma dentro da convenção coletiva de trabalho do empregado.
Pois se existir este tipo de jornada, não tem qualquer valor a ser pago de hora-extra.
O adicional noturno é devido sempre que fazer jornada das 22:00 as 5:00.
Sem mais
Angelo A Tonon

ANGELO ADALBERTO TONON - Presidente Prudente(SP)

01/06/2006 as 08:08

Cumprimentos

Adicional Noturno


O que é: Se o trabalho é realizado a noite, o trabalhador tem direito de receber uma compensação, tanto em horas como em salário, pelo seu trabalho.


Quem tem direito: Todos os que trabalham em atividades urbanas entre as 10 da noite e às 5 da manhã, atividades agrícolas entre as 9 da noite e às 5 da manhã e atividades pecuárias entre as 8 da noite e às 4 da manhã.

Como Funciona:
a) Hora noturna: A hora normal tem a duração de 60 minutos e a hora noturna, por disposição legal, nas atividades urbanas, é computada como sendo de 52 minutos e 30 segundos. Assim sendo, considerando o horário das 10 da noite às 5 da manhã, temos 7 horas-relógio que correspondem a 8 horas de trabalho noturno. Isto é feito porque o trabalho à noite é mais cansativo do que durante o dia.
Nas atividades rurais a hora noturna é de 60 minutos, não havendo, portanto, a redução como nas atividades urbanas.
b) Valor da hora trabalhada: Acréscimo (chamado adicional noturno) de 20% sobre as horas trabalhadas. Este critério não se aplica se o trabalho for executado em revezamento semanal ou quinzenal. Quando o trabalhador recebe o adicional noturno, esta percentagem também será incorporada nos demais recebimentos como férias, 13º salário, FGTS, etc.

Atenciosamente

Carlos de Araujo Alves

Carlos de Araujo Alves - Juazeiro do Norte(CE)