×
Siga-nos:
Classe Contábil
PUBLICADO 5 meses ATRÁS.

4 dicas para entregar a EFD-Reinf

O prazo para envio da nova obrigação legal que as empresas devem cumprir a partir de desse ano, a EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) termina em 15 de junho para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016.

O que é a EFD-Reinf?

A EFD-Reinf é um novo módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), criada para complementar o eSocial. A nova obrigação recolhe os dados referentes às retenções e atividades que não têm vínculo, ou seja, serviços prestados e recebidos. Já o eSocial recolhe informações da folha de pagamento, sobre atividades com vínculo empregatício. De acordo com Rogério Borili, vice-presidente da Becomex, uma consultoria especializada na área tributária e operações internacionais, o EDF-Reinf pode e deve ser uma oportunidade para gerar ganhos econômicos financeiros para as empresas. “A revisão exigida para cumprimento da EFD-Reinf possibilita um aumento dos controles de retenção de impostos dos processos que envolvem todo relacionamento com prestadores de serviços. Essa revisão pode gerar correções e falhas que oneram as empresas”, explica o executivo.

Confira quatro dicas para que você possa cumprir a exigência e torná-la estratégica na sua empresa:

1- Organize culturalmente a empresa para a transmissão mensal das informações ao governo;

2- Faça a atualização do código da conta contábil por onde é feita a contabilização dos serviços tomados/prestador

3- Tenha maior interação entre prestador e tomador de serviços para alinhamento das informações da EFD-Reinf e do eSocial prestadas por ambos

4- Invista em serviços e tecnologias que possam gerar e controlar as informações para atender às exigências sem erros, evitando penalizações e multas




COMPARTILHAR

Deixe uma resposta

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Leia também

Receba gratuitamente nosso informativo de artigos e notícias em seu e-mail